Com o aumento de imigrantes na última década, o Brasil mudou em 2017 a sua Lei de Migração No 13.445 na qual promove uma maior estabilidade à figura do estrangeiro buscando facilitar a outorga de documentação legal, inclusão por meio de políticas públicas, reconhecimento de direitos econômicos, combate da xenofobia, alfabetização na língua portuguesa etc.
Atualmente, segundo a ONU, o mundo enfrenta a maior crise humanitária na história com mais de 20 milhões de pessoas passando fome só em quatro países: Iêmen, Sudão do Sul, Somália e Nigéria. A guerra no oriente meio tem sido a principal causa diante esta crise, e também a crise social-econômica da Venezuela e da Centro América na América Latina. Só no Iêmen, se registraram 85.000 crianças mortas de fome e outras doenças em 2015 e mais de 1.500 emigrantes morreram no mar mediterrâneo em 2018. Segundo a confederação internacional COMFAX, mais de 65 milhões de pessoas abandonaram seus países (1 pessoa a cada 3 segundos), a cifra mais alta desde a segunda guerra mundial.
Segundo o Comitê Nacional para os Refugiados CONARE, no Brasil, se reconheceram até o final de 2017 um total de 10.145 pessoas em situação de refúgio, entre 33.866 solicitações de reconhecimento da condição de refugiado no 2017, o estado de São Paulo conta com 9.591 pedidos de refúgio atualmente.

A serie esta composta por dois personagens:
*Leonor Solano, colombiana, refugiada no Brasil junto com o seu esposo e as suas quatro filhas no Brasil há 18 anos aproximadamente, fugidos políticos ameaçados pelas guerrilhas militares do estado devido a sua liderança em empreendedorismo, arte e moradia digna com populações carentes e com crianças indígenas no sul do país. Após várias ameaças de morte, fugiram pro Brasil solicitando proteção, aqui foram legalizados logo de um processo burocrático complexo, e hoje, moram ainda aqui. 
*Douglas Ávila, venezuelano, refugiado no Brasil há três anos, fugido do seu país pela crise social e econômica, aqui reside e trabalha como professor de espanhol e artista plástico.



©2018
Refugiadxs
Published:

Refugiadxs

Published: